.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

22/06/09

Quem Somos


Somos o Gonçalo Ferreira (filho) e o António Ferreira (pai).

O meu pai começou a criar canários em 1982, e a minha ligação aos mesmos remonta esse ano.

Na altura, com as naturais dificuldades devido à enorme ausência de informação, era a paixão que comandava e o auto-conhecimento pela observação e troca de conhecimentos através das experiências, um bem maior.

Logo nessa altura tornou-se sócio do Clube Ornitológico de Porto, e passou a assinar também a Revista Ornitológica, adquirindo assim outros conhecimentos, de base genética e das diferentes raças, muitas certo, que ainda não existiam em Portugal.

Comprou também, um conjunto de livros sobre Canaricultura que ainda hoje guardamos de recordação, junto de outras edições de novos livros que foram saindo ao longo dos anos.

Naturalmente, nesse inicio, o agora consagrado Canário Arlequim Português, vivia na nosso “canaril”, numa altura em que alguns começavam a ficar despertos para as suas caraterísticas. Volvidos mais de 20 anos e quase 30, no Mundial de Portugal em 2010 o nosso antigo e natural residente, foi Reconhecido Internacionalmente.

Para além destes então “ pintos “, tinhamos casais de Lipocromo Vermelho Mosaico, Lipocromo Amarelo, e Ágatas, que na altura comprou numa descolação intencional á Cidade do Porto. Pelo meio, também uma experiência com Lipocromos Vermelhos Marfins, na altura vulgarmente conhecidos por “Rosa Marfim”.

E eu, no meio disto tudo quando começou tinha 5 anos. Estava maravilhado, apaixonado e muito, muito interessado.

Recordo que com 11 anos, em 1988 e depois de 4 anos a observar, a aprender, ganhei o “direito” a opinar: na constituição do Plantel, na formação dos Casais, no preço das aves. Comecei então a visitar outros criadores com o meu pai, quer para troca de conhecimentos, quer para aquisição de aves.

Em 1996, interrompemos 13 anos consecutivos de criações.

Chegará o momento de “partir” para outra aventura, a do Ensino Superior no Politécnico de Beja, na ESAB, no Curso de Engenharia Agro-Pecuária.

Os Canários ficavam para trás, mas nunca esquecidos ou ausentes. Sempre que possível, visitava amigos que continuavam a criar e exposições, mantendo-me atualizado.

Em 2004, a saudade, a vontade, a paixão falou mais alto, porque não se me mata o que não pode morrer…

Adquirimos 8 casais e assim voltamos ao convívio diário com a ave maravilhosa, que é o Canário.

Participamos nas nossas primeiras exposições em 2008, alcançando diversos prémios.

Depois de no Campeonato Mundial de 2010, contribuirmos com um Canário Arlequim Português Par, que alcançou nesse ano a pontuação de 93 pontos, para o 3º Reconhecimento Internacional da Raça, chegavam igualmente os primeiros prémios Nacionais: Campeão Nacional em Isabel Vermelho Mosaico e Arlequim Português e aibda Vice-Campeão Nacional de Gloster Fancy.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers