.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

21/09/09

Julgamentos - Lizard

O Lizard tem a sua origem um pouco obscura tendo sido reconhecido pelos Ingleses, pois foram eles que aperfeiçoaram a raça de desenhos peculiares de plumagem única no mundo ornitológico.

É um canário de plumagem escura, podendo ser comparado a um canário verde, uma vez que possui idêntico pigmento verde; podemos afirmar que é um canário com fundo amarelo e um pigmento escuro (melânico).

Todos os Lizards devem ser escuros (self dark) sem partes claras excluindo a coroa (zona lipocromica).

Tem como base 2 cores:

1)Doirada (gold) intenso (buff)

2)Prateada (silver) nevado (non frosted) com a cor de fundo amarela, sendo a repartição homogénea do nevado um factor muito importante.

Julgar um canário Lizard ou simplesmente reconhecer um belo exemplar temos que ter em mente a imagem de um perfeito exemplar a concurso.

Criar Lizards para exposição é uma tarefa difícil que exige conhecimentos técnicos da raça (standard) e conhecimentos de genética da ave como forma de os acasalamentos resultarem em pleno -a saber:

-Quais os tipos de plumagem
-O grau de oxidação das melaninas
-Pureza do lipocromo

Todos estes aspectos acima referenciados vão influenciar na valorização do plantel e como tal estamos a criar futuros exemplares que irão obter nas exposições altas pontuações.

Um Lizard perfeito, segundo o padrão racial, deve ter a seguinte configuração:

















Desenho Dorsal -25 pontos

Este é o item de maior valorização, é formado por pequenas "escamas" em forma de meias luas muito escuras bem nítidas em relação à cor de fundo que as separa e perfeitamente alinhadas ao longo do dorso.

é sem dúvida alguma por esta rubrica que o juiz deve começar a analisar os canários em julgamento, pois aqueles que apresentam o melhor desenho dorsal são logo colocados à parte, como futuros vencedores ou dentro do grupo de aves que atingem maiores pontuações.

Um grande criador desta raça e um dos melhores juizes a nível internacional, Giuliano Passignani, comentou da seguinte maneira: "...um Lizard sem coroa mas com óptimas escamas dorsais e peitorais é sempre um belo Lizard, no entanto um com coroa perfeita mas com defeitos no desenho dorsal e peitoral não é um bom Lizard...".

A Plumagem -15 pontos

Tem que ser brilhante, consistente e lisa, completamente aderente ao corpo, sendo os que se apresentam mais escuros são os melhores (ausência de castanho).

Nota: Os Lizards são utilizados para melhorarem a plumagem das diferentes raças de canários de forma e posição.

Desenho do Peito e Flancos (Rowings) -10 pontos

São pequenos triângulos largos e escuros, regulares em direcção à cauda que se iniciam sob o bico e olhos, prolongando-se até ao início da cauda.

Nota: As fêmeas são sempre melhor marcadas que os machos, principalmente os prateados.

Cor de Fundo -10 pontos

O amarelo-doirado corresponde aos intensos e o amarelo-palha aos prateados.

Esta deve ser regular e uniformemente distribuída pelo corpo com tonalidade forte, sem interrupções de intensidade da cor, pelo que torna esta ave, quando vista à luz do sol, com um brilho espectacular (os Lizards devem ser julgados à luz natural).

Asas e Cauda -10 pontos

Devem ser aderentes ao corpo e o mais escuras possível, a cauda fechada, estreita e curta.

Coroa -10 pontos

Esta pode apresentar-se de 3 formas:

Coroa perfeita -tem a forma oval, nascendo da parte superior do bico, passando sobre os olhos, prolongando-se até à base da nuca com a mesma cor de fundo e sem apresentar qualquer vestígio melânico.

Coroa imperfeita -Mostra uma das diversas partes da coroa com desenhos típicos do dorso (escamas) que aparecem ou nascem em tamanho reduzido na base superior do bico.

Tolera-se a percentagem de 10% do pigmento lipocrómico na cabeça (zona da coroa).

Estas aves devem concorrer em classes separadas como já acontece na Exposição de Almada e em diversos certames internacionais.

Penas de Cobertura -5 pontos

Nas espáduas, os desenhos formam molduras de orlaturas negras que cobrem a base das penas e separam umas das outras.

Cilis -5 pontos

Situam-se acima dos olhos que apresentam uma linha de penas negras que as separam da coroa e tornam a forma oval da cabeça mais atenuada.

Bico e Patas -5 pontos

Devem ser o mais negro possível, as unhas claras devem ser fortemente penalizadas.

Condição -5 pontos

Com saúde e devem apresentar-se limpas.

É de grande importância o conhecimento dos principais defeitos que aparecem na raça Lizard, pois só desta forma serão seleccionados para concurso as aves perfeitas, devendo excluir-se do plantel aquelas que apresentem defeitos genéticos, tais como: penas brancas, despigmentação dorsal.

Defeitos a analisar (ave exposta):

O desenho dorsal com falhas e sem alinhamento, marcas desalinhadas e interrompidas ou pouco definidas indica que estamos na presença de uma ave de pouca qualidade.
A presença de feomelanina na plumagem (penas de cor castanha) devem ser penalizadas pois interferem na beleza do desenho dorsal.

Plumagem em más condições deve merecer uma forte penalização uma vez que esta é a segunda mais importante rubrica.

-Plumagem em excesso e desalinhada
-Plumagem sem brilho
-Penas com margens brancas pronunciadas

Nota: Qualquer pena totalmente despigmentada fora da zona da coroa implica obrigatoriamente por parte do juiz forte penalização.

Ausência de desenho no peito e flancos (rowings):

Nesta rubrica analisamos a presença, quantidade e qualidade dos desenhos do peito e flancos.

Nas aves intensas (doiradas) aparecem em menor quantidade, nomeadamente no peito, nos nevados (prateados) o grau de exigência deve ser maior pois devem aparecer em maior escala e quantidade sendo a penalização para ambos proporcional.

Os que se apresentam sem qualquer marcação serão penalizados com rigor.

É importante saber, ou melhor, lembrar, que as marcações devem estar separadas por pequenas rendilhadas de branco nos nevados (prateado) e da mesma cor do lipocromo nos intensos (doirados).

O lipocromo é um item que pode valorizar ainda mais um Lizard devido à intensidade do amarelo, mas quando os acasalamentos são mal feitos ocasiona que os filhotes apresentem uma cor menos viva, não uniformemente distribuída.

As asas e a cauda devem ser bem escuras, os que apresentem infiltrações de castanho ou cinza, ou a orlatura das penas despigmentada devem ser penalizadas com rigor.

Avaliação da Coroa:

Muito Bom -coroa perfeita -0 de penalização (10 pontos)
Bom -até 20% de incidência melânica -1 ponto de penalização
Regular -20% a 50% de incidência melânica -2 pontos de penalização
Fraco -50% a 90% de incidência melânica -3 pontos de penalização

Canários grandes ou Pequenos

-Corpo alongado, peito fino, sem curvatura padrão

Só devemos penalizar as aves muito pequenas ou muito grandes, mas é um pouco difícil aparecerem aves fora do padrão normal (13 cm); devemos analisar este item juntamente com a condição geral, onde verificamos se estão sujas ou com escamas nas patas.
A forma do corpo do Lizard não é um item específico de julgamento, mas tem de ser analisado. A curvatura do abdómen assemelha-se à curvatura de uma pipa.

Outro defeito grave é quando apresentam lipocromo nas faces (bald face) ou over cap e unhas despigmentadas.

Factor vermelho sem uniformidade na sua distribuição (os que são pigmentados).

Nota: os canários Lizards, segundo as normas da C.O.M. podem ser pigmentados de cor vermelha (em diversas exposições, nomeadamente a de Reggio Emilia, concorrem separados dos não-pigmentados).

Deixei para o fim a rubrica Bico e Patas -5 pontos,

que tanta polémica tem gerado nas classificações desta raça e que tantas vezes tenho falado sobre este assunto com o meu estimado amigo Paulo Alegria.

Este item, muito embora valha somente os pontos acima referenciados, a sua importância não é menor, pois uma característica marcante desta raça são as partes córneas negras.

Em termos de classificação pode acontecer que um canário sem a respectiva oxidação (bico e patas) pode não ser um vencedor.

Mas um juiz quando analisa esta rubrica tem que valorizar indiscutivelmente as aves que apresentam uma oxidação mais forte e atribuir o máximo dos pontos (5), em relação aquelas que têm patas e bico claro, não devendo o juiz atribuir a mesma pontuação, mas sim penalizá-las atribuindo 3 ou 4 pontos para marcar a diferença.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers