.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

26/10/09

Formação de Equipas

"A formação de uma equipa de Canários não é um fato fortuito.

Resulta sim, de um trabalho seletivo no plantel que forçosamente conduzirá a uma linhagem consanguínea de elevada qualidade e, consequentemente à produção homogénea de filhotes com semelhança na cor e forma.

Vários são os motivos que levaram a esta conclusão, pois, para conseguir formar uma equipa, isto é, que um criador consiga mostrar bons exemplares, terá que desenvolver toda uma técnica de acasalamentos, seleção genética e ter um número de casais adequados para alcançar seu objetivo final.

Esse é o principal ponto que todo criador deverá inicialmente definir.

Acredito que os criadores não especializados em famílias, raramente terão oportunidade de obter um plantel selecionado com pássaros de alta linhagem com o objetivo máximo de formação de equipas.

Para chegar a esse objetivo e obter uma boa equipa, exceto por sorte, o criador deverá ter vários exemplares de uma mesma cor, porque deverão apresentar entre si harmonia de forma e de cor.

Isso não se obtém por pura sorte, mas tendo pássaros aparentados, acasalados entre si, de onde serão obtido um grande número de filhotes semelhantes.

É um erro pensar em fazer quatro casais de uma mesma cor sem qualquer parentesco e imaginar que poderá tirar quatro pássaros harmónicos para uma equipa.

A grande vantagem conseguida ao produzir um bom quarteto é mostrar que o criador tem um plantel com excelente seleção genética e nível geral dos pássaros mais elevados que de um criador que tenha um casal de cada cor.

A partir do número de casais que um criador pretenda ter, teremos todas as condições de definir quantas são as cores possíveis de serem criadas, iniciando um trabalho com resultado satisfatório se bem conduzido.

Os mais experientes nesta técnica de criar equipas afirmam que esse é o melhor caminho para se obter um plantel completamente homogéneo com o objetivo de campeonatos, sendo que, os canários que irão concorrer individualmente também terão seu padrão definido.

Resumindo podemos afirmar que a Poligamia é a melhor solução para alcançar o nosso objetivo, Formação de Equipas."

Fonte: Revista de Canaricultura – Bélgica - Revista CCCJ - 2004


Sem comentários:

Últimas dos Bloggers