.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

15/11/09

Canário Fator Vermelho

Lipocrómico Vermelho Intenso Macho


“Os canários de Cor necessitam de alguns cuidados específicos, pois são aves com uma genética mais apurada do que os canários normais, popularmente chamados de comum ou Belgas, por este fato têm uma plumagem mais perfeita e um maior desenvolvimento ósseo e muscular.

Porém os canários de factor vermelho necessitam de alguns cuidados ainda maiores, tais como a administração na Papa de carophill red ou mais conhecido como cantaxantina 10%, que deve ser administrado na quantidade de 1,2 gramas para cada 100 gramas de papa.

A muda de pena é o período em que o exemplar necessita de uma maior quantidade de papa por se encontrar com grande carência de vitaminas, e por consequência de carophill red, para que a plumagem fique perfeita.

Ora este fato é que se deve administrar neste período a papa com o estimulador de factor vermelho (carophill red) todos os dias.

Após acabar esta fase o criador poderá fornecer a papa com o factor vermelho um dia sim outro não.

Os canários com factor vermelho em especial não podem ser expostos com frequência ao sol, pois este factor poderá tornar a coloração no animal mais opaca, fato este que é quesito para concursos.

Porém não se proíbe a total exposição ao sol deste tipo de pássaro, onde o criador poderá leva-lo para tomar banho de sol uma ou duas vezes por mês, com excepção no período de muda de penas onde o banho de sol deverá ser totalmente banido.

Deve-se adicionar na papa algumas gotas de óleo de girassol, substância facilmente encontrada em supermercados e que tornará a plumagem muito mais brilhosa, porém é preciso ter muito cuidado na administração desta substância, pois se administrada em excesso poderá vir a causar diarreia nos canários.

Um canário com factor vermelho carrega esta característica na sua genética, sendo impossível um canário que não seja descendente de pais com factor vermelho vir a ficar com coloração vermelha, pois os canários com factor vermelho são descendentes de um pássaro silvestre chamado de Tarin da Venezuela, e por consequência um canário de qualquer outra coloração seja amarelo, verde, ou qualquer outra cor nunca ficará com as penas vermelhas, o máximo que poderá acontecer será o canário ficar com uma plumagem cor de cenoura ou como mais comummente ocorre, o pássaro ficara todo manchado de amarelo e cenoura, por exemplo.

Sempre adquira canários com procedência e principalmente com a anilha, pois este será o pedigree de seu animal.”

Mauricio Defassi
Criador filiado a Federaçăo Ornitológica do Brasil e ao Clube Ornitológico Parque do Iguaçu, anilha MH - 028 recebido por e-mail 18/04/2002

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers