.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

14/11/09

Gloster - Origem

Gloster Fancy Verde / TPE Corona Macho


Gloster Fancy Variegada / Buff Consort Fêmea


"Ao contrário de outras antigas espécies de canários, a origem dos Glosters está muito bem documentada.

O desenvolvimento desta espécie, data de 1925.

O nome de Mrs. Rogerson de Cheltenham em Gloucestershire ficara para sempre associado à criação e desenvolvimento desta raça. Mrs. Rogerson foi a primeira criadora a expor este pequeno espécime, com poupa, numa exposição em em 1925 no Crystal Palace em Inglaterra.
Na altura este exemplar foi analisado pelos juízes que consideraram que o pássaro em causa apresentava diferenças face ao standard actual dos pássaros de poupa e que tinha potencial para evoluir como uma raça distinta.

Foi nesta altura que, o exemplar em exposição, serviu para desenhar o primeiro "standard of excellence" que permitiu o desenvolvimento dos Glosters.

No seguimento desse evento, um conhecido criador Escocês e juiz de renome, Mr. John McLay de Kirkintilloch, começou a cooperar com Mrs. Rogerson, e vieram a estabelecer as formas de referência. No livro de A.W.Smith "The Gloster Fancy Canary" é mencionado que a linha original de Mrs. Rogerson, teve como base cruzamentos de "Crested Roller Canaries" com os "Smallest Borders" que estavam disponíveis.

A linha de Mr. McLay, consistia em pequenos "Crests" cruzados com um determinado tipo de Borders.

Desta forma, genéticamente o Gloster é formado com base em três fontes distintas, no entanto, acabou por evoluir para uma espécie bastante diferente das suas origens.

Apesar de ter tido uma evolução lenta, hoje em dia esta espécie apresenta tanto no seu país de origem , Inglaterra, como noutros Países:Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, etc.., inúmeros criadores e adeptos dos Glosters.

É uma das espécies que, estando presente em qualquer exposição, se apresenta como uma das mais requisitadas e mais solicitadas quer por criadores experientes quer por criadores iniciados que querem iniciar a sua experiência no mundo da ornitologia.

O Gloster:

é um canário pequeno da dimensão de 11,5cm, robusto e alegre,bico pequeno, curto e cónico, proporcional à dimensão da cabeça.

Um bico curto acentua a rotundidade da cabeça.

Gloster Fancy Canela Consort Fêmea


A cabeça do consort deverá ser grande (larga), globalmente bem arredondada (fonte alta, crânio largo), bochechuda com olhos centrados e visíveis sob sobrancelhas evidentes (espessas e bem visíveis), sem"cornichos"isto é penas na nuca.

Gloster Fancy Azul Corona Fêmea

Elegante, homogénea, redonda(circular), ampla e cheia (rica em penas), volumosa, simétrica a partir de um pequeno ponto central bem definido no alto do crânio, formada por penas largas caindo uniformemente até metade do bico e dos olhos e perfeitamente aderentes na zona da nuca (parte de trás da cabeça) com a qual se confundem."

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers