.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

31/01/10

Canário Silvestre


"O Canário Silvestre(Serinus Canarius) é originário das Ilhas Canárias,dos Açores e da Madeira,e é a espécie mais importante por ter dado origem às diferentes raças de canários domésticos.

São aves de pequena dimensão,com aproximadamente 12 a 15 cm.

Têm uma plumagem colorida e variada com tons amarelos e verdes cinza.

O bico é forte,curto e cónico,adaptado a descascar as sementes que constituem o seu principal alimento.

As asas são longas,terminando em ponta,e a cauda levemente bifurcada.

Os Canários habitam preferencialmente as regiões ricas em vegetação arbústica ou rasteira e com abundância de água,de clima pouco variado e seco.

Formam grandes bandos à procura de alimento,que ao chegar da Primavera,se começam a desfazer por os machos iniciarem o periodo de acasalamento,procurando as fêmeas com o seu espectacular canto.

Constituido o par,segue-se a construção do ninho,em arbustos ou árvores baixas,à base de pedaços de ervas,raízes finas,folhas secas,sendo o interior acabado com pêlos ou material macio.

O número de ovos de cada postura varia entre os três e os seis ovos e a sua incubação dura treze a catorze dias,tendo inicio,normalmente,ao terceiro ovo da postura.

Os filhos abandonam o ninho por volta dos dezassete dias e a sua independência total verifica-se uma a duas semanas mais tarde,após o periodo de aprendizagem da alimentação.

Os pequenos passarinhos vão-se reunindo em grupos a que se vão juntando também os casais que terminam a última postura,acabando assim uma época de criação,um ciclo de reprodução.

Os criadores mais experimentados utilizam o canário silvestre para melhorar certas raças,cruzando-o com o canário doméstico,sendo mais fácil a hibridação entre o macho silvestre e a fêmea doméstica.

A criação selectiva dos canários em cativeiro modificou em certos aspectos as caracteristicas do canário silvestre.Assim,a dimensão de algumas raças domésticas chega a atingir os 22 cm e a configuração corpórea é bem diferenciada nalguns casos.

Em relação ao canto há uma certa semelhança entre os canários silvestre e doméstico,embora o primeiro emita sons mais fortes e,por vezes,agudos e metálicos.
A duração média de vida de um canário é de oito a dez anos,embora sejam registados exemplos de canários que viveram vinte anos."

Excerto retirado do livro
"Guia moderno da Canaricultura"

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers