.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

20/01/10

Conheça melhor: O Canário Topázio

A mutação Topázio aparece em 1970 em Itália. A moda e o número de outras mutações precedentes (novas cores), fizeram com que estas aves não merecessem por parte dos criadores a devida atenção. É, pois, uma das razões que faz com que esta recente mutação seja mal entendida e , também, com que a grande maioria dos criadores não saibam dirigir os respectivos acasalamentos.

Estes canários estriados confundiam-se com os inos, visto que a sua primeira aparição surgiu de um plantel de canários inos e os seus criadores passaram a denominá-los “inos a melânina central”.

Os canários Topázio apresentam um desenho dorsal constituído por estrias, como se se tratasse de um canário clássico ( Negro – Castanho – Ágata – Isabel).

A tipicidade do Topázio poderá estar no contrate existente em relação às estrias e às entre-estrias.O seu aspecto pode induzir a um parentesco com o canário Satiné, mas, no entanto, as suas estrias apresentam-se numa cor cinzento-antracite mais pronunciada e os olhos não são vermelhos.

Esta mutação caracteriza-se pela modificação e produção da eumelanina e pela concentração desta em redor canal medular das penas (concentração de negro nas rémiges e rectrizes, em formula de pérola).

A presença do factor óptico favorece mais os canários com factor mosaico, que apresentam um melhor contraste no seu desenho dorsal.

Constatou-se que a sua hereditariedade está ligada ao mesmo factor ancestral, com predominância parcial de Topázio sobre os inos.

Os canários portadores de Topázio são fenotipicamente idênticos a um clássico.

Os canários Topázio são portadores de ino fenótipico intermédio (atípicos).

Como acasalar:

Esta mutação é recessiva, pois o seu comportamento é idêntico a outros factores recessivos tais como Opala-Inos, sendo o resultado dos acasalamentos o seguinte:

TOPÁZIO X TOPÁZIO
100% Canários Topázio
TOPÁZIO X NÃO TOPÁZIO
100% Canários portadores de Topázio

PORTADOR DE TOPÁZIO X PORTADOR DE TOPÁZIO
25% Canários Topázio
50% Canários portadores de Topázio
25% Canários clássicos não Topázio

Considerando que os Topázios e Inos possuem genes diferentes, nos acasalamentos entre si podemos obter:

TOPÁZIO X INO
100% Topázios portadores de ino (atipicos)

TOPÁZIO PORTADOR DE INO X TOPAZIO PORTADOR DE INO 25% Topázio 50% Topázios portadores de ino 25% Inos Standard

Negro Topázio Bronze o desenho da eumelanina típica negra do clássico (bronze), nos Topázio aparece na cor negro-chocolate.

As estrias devem ser nítidas e os flancos bem marcados (estriados).

A mínima presença de phaelomelanina permite um bom contraste e coloca em evidência os contornos claros das rémiges, rectrizes e penas de cobertura.

As asa e cauda devem ser bem marcadas (apresentando cor negra em forma de pérola). Bicos, patas e unhas, são de cor clara. Olhos negros.

AGATA TOPÁZIO

O desenho estriado, de cor cinza-antracite, será menos escuro que no Topázio Negro, fino e curto. A phaelomelanina reduzida ao máximo. Os flancos bem marcados e estriados. Asas e cauda bem marcados, com uma bordadura ampla em forma de pérola. Bico, patas e unhas são de cor clara. Olhos negros.

n.r: Os canários Topázio em Castanho e Isabel já existem, no entanto, o seu standard não está oficializado pelo C.O.M. ; Muito embora os criadores continuem a trabalhar para que tal seja possível no mais curto espaço de tempo. Continuam a existir diversas divergências entre os criadores desta bela mutação; no entanto existe uma regra em que todos estão de acordo: - O Topázio, quanto mais se confundir com o Ágata Pastel menos valor tem.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers