.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

20/01/10

Frisado Parisiense


Origem: Paris França

Histórico

"Os primeiros frisos em um canário surgiram por volta de 1750 e se situavam no peito do pássaro. Posteriormente surgiram os frisos nas costas e depois em outras zonas da plumagem.

Em 1840, a Duquesa de Berry esteve na Holanda, acompanhada do Sr. Hervieux de Chanteloup, para visitar os grandes criadores e procurar pássaros de qualidade de raça de canário holandês que ele h avia importado anteriormente para a França.

Os criadores franceses interessaram-se pela duquesa, adquiriram alguns em uma exposição realizada em Lille, com o fito de criar um pássaro superior, de maior tamanho, mais corpulento e plumagem mais abundante.
Após alguns anos conseguiram obter alguns individuos de qualidade e a evolução continuou.

Em outubro de 1867, o primeiro concurso de canários frisados foi realizado em Paris e foi fundada a primeira sociedade, e que até hoje existe, " La Nationale".

A palavra "holandês" que evidentemente denominava no século passado os canários de um tipo particular, proveniente da Holanda, hoje é apenas um termo genérico
Assim, tínhamos e ainda aparecem o HOLÂNDES PARISIENSE, o HOLANDÊS DO NORTE ou ROUBAISIEN, bem parecido com o PARISIENSE, mas menor, de plumagem mais curta, o HOLANDÊS DO SUL, de pescoço longo, muitas vezes denominado HOLANDÊS BELGA ou FRISADO CORCUNDA.

No ínicio do século XX passou a ser denominado FRISADO PARISIENSE e difundiu-se pelo mundo, destacando-se em sua criação, além da França, a Itália e o Brasil.
O FRISADO PARISIENSE IDEAL
FORMAM - O FRISADO PARISIENSE se destaca pelo seu tamanho, imponência e por suas plumas longas e com estrutura especial.
A forma é de difícil descrição, mas é harmoniosa, bem simétrica em suas frisuras e com a esbelteza particular que indica uma extrema delicadeza.

TAMANHO - O tamanho é sempre superior aos 18 cm, medidos da ponta do bico à extremidade da cauda.

PLUMAGEM - A plumagem é volumosa e simétrica na quase totalidade dos frisos e os pássaros apresentam três tipos de plumagem: a sedosa (mais valorizada), a comum e a denominada dura (menos valorizada, mas indispensável para a criação).

CABEÇA - Na cabeça, parte onde é admitida assimetria, as frisuras da testa, topo e nuca se apresentam sob formas variáveis.

PESCOÇO - As suíças (favoris), descendo das laterais pouco abaixo dos olhos, definem o engrossamento da cabeça em direção ao pescoço e fundem-se com a gola, que está presente em toda a volta da base do pescoço.

COSTAS - O manto dividido por uma linha longitudinal no centro das costas cai para os dois lados, cobrindo os encontros e parte das asas, e aumenta a largura do pássaro quando visto de frente.

Em alguns indivíduos, após o término do manto, as penas do dorso saem entre as asas e caem sobre um dos lados, o que é denominado pelos franceses de "bouquet" (frisura que quando presente valoriza o exemplar).

CAUDA - A cauda é longa, larga e as extremidades das retrizes devem estar alinhadas. Normalmente a cauda faz um angulo com a linha dorsal, caindo na direção do poleiro.

PENAS - As penas da região da cloaca engrossam o inicio da cauda e caracterizam a oliva.

ASAS -As asas longas devem assentar-se perfeitamente sobre o dorso mas dificilmente deixam de cruzar as extremidades. As secundárias e primárias devem estar perfeitamente dispostas.

No final do corpo, sob as asas, os "chorões" (penas em forma de lanceta) caem simetricamente para os dois lados.

Os "chorões" em grande quantidade e simétricos valorizam o exemplar.

PERNAS - As pernas são grandes e robustas, as coxas bem cobertas de plumas que podem ser frisadas (mais valorizadas) ou lisas. A canela é grossa, os dedos perfeitos e as unhas longas, e à medida que os pássaros envelhecem se recurvam. Mesmo alguns filhotes de seis meses já apresentam a unha do dedo posterior em saca-rolha.

As penas são ligeiramente fletidas na articulação coxa-canela.

CONDIÇÕES GERAIS - A limpeza é fundamental na apresentação desses pássaros e todas as cores são admitidas."

Este texto foi extraido do manual de julgamento, para obter mais informações adquirir o mesmo junto a FOB ou OBJO.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers