.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

20/01/10

Frisado Parisiense


Origem: Paris França mais ou menos por volta de 1870 por SELECÇÃO do Roubaisien (antiga raça francesa), criado a partir do Frisado do Norte.

Os primeiros frisos num canário surgiram por volta de 1750 e situavam-se no peito do pássaro. Posteriormente surgiram os frisos nas costas e depois em outras zonas da plumagem.

Em 1840, a Duquesa de Berry esteve na Holanda, acompanhada do Sr. Hervieux de Chanteloup, para visitar os grandes criadores e procurar pássaros de qualidade de raça de canário holandês que ele tinha importado anteriormente para França.

Os criadores franceses interessaram-se pela duquesa, adquiriram alguns em uma exposição realizada em Lille, com a finalidade de criar um pássaro superior, de maior tamanho, mais corpulento e plumagem mais abundante.

Após alguns anos conseguiram obter alguns indivíduos de qualidade e a evolução continuou.

Em Outubro de 1867, o primeiro concurso de canários frisados foi realizado em Paris e foi fundada a primeira sociedade, e que até hoje existe, " La Nationale".

A palavra "holandês" que evidentemente denominava no século passado os canários de um tipo particular, proveniente da Holanda, hoje é apenas um termo genérico.

Assim, tínhamos e ainda aparecem o HOLÂNDES PARISIENSE, o HOLANDÊS DO NORTE ou ROUBAISIEN, bem parecido com o PARISIENSE, mas menor, de plumagem mais curta, o HOLANDÊS DO SUL, de pescoço longo, muitas vezes denominado HOLANDÊS BELGA ou FRISADO CORCUNDA.

No início do século XX passou a ser denominado FRISADO PARISIENSE e difundiu-se pelo mundo, destacando-se a sua criação, além da França, a Itália e o Brasil.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers