.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

20/01/10

Mutação Urucum - Canário Brasileiro

URUCUM – A rápida evolução da mutação brasileira

Carlos Alberto Policaro - BIQ CANARIL

"Estamos complementando o nosso artigo publicado na Revista SANO nº 27, de junho de 2006, no qual relatamos o nosso trabalho para a introdução da mutação “URUCUM” nos “Inos Lipocrômicos Clássicos com Fator”.

Há cinco anos, durante uma visita ao nosso amigo Álvaro Blasina para a aquisição de matrizes destinadas ao nosso plantel, vimos alguns exemplares de sua criação e ficamos sabendo do enorme trabalho até então desenvolvido por ele, com o objetivo de fixar a nova mutação “bico vermelho”, posteriormente denominada “URUCUM”. A propósito, o artigo técnico de sua autoria, publicado no Brasil Ornitológico nº 66 , descreve passo a passo o seu excelente trabalho de fixação da mutação. Assim que vimos os exemplares de “ bico vermelho ”, imaginamos a sua introdução nos “rubinos”. Nosso objetivo declarado era a criação de um canário inteiramente vermelho, de olhos e bico vermelhos. O objetivo foi atingido em 2005, com a criação de um Rubino Urucum Intenso (foto 1).

Foto 1 - Rubino Urucum Intenso



Em 2006, conforme prevíamos, conseguimos criar exemplares perfeitamente saudáveis, com as três mutações simultâneas, um Rubino Urucum Marfim Nevado (foto 2). Apesar da mutação “Marfim” afetar o depósito de lipocromo no bico e patas, diluindo-o, o cruzamento de exemplares “puros” resultou em exemplares marfins nevados com plumagem “aveludada”, de rara beleza.

Foto 2 - Rubino Urucum Marfim Nevado



A qualidade dos exemplares URUCUM sem a mutação INO também tem melhorado consideravelmente ano a ano, como demonstram a seqüência de fotos abaixo.

Foto 3 - Vermelho Urucum Intenso

Foto 4 - Vermelho Urucum Nevado

Foto 5 - Rubino Marfim Urucum Intenso

Foto 6- Rubino MF Urucum Nevado

Foto 7 – Rubino Urucum Intenso

Foto 8 – Rubino Urucum nevado


Entendemos que no atual estágio do pedido oficial de reconhecimento da mutação, o pedido limitou-se às cores onde surgiu e é mais evidente a fim de facilitar a sua aprovação, porém a rápida evolução da mutação certamente levará ao reconhecimento de outras cores.

Junho/2007"

Fonte: Clube SANO

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers