.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

23/01/10

O Campeonato Mundial 2010

Tive a oportunidade de visitar o Mundial no dia de abertura, deu para dar uma volta rápida, tirar algumas (bastantes) fotografias genéricas da Exposição e Feira, e durante o fim-de-semana com mais calma, apreciar as aves expostas e fazer imagens dos Campeões.

A Fotografia, para além da Ornitologia em geral, os canários em particular, é um dos meus hobby favoritos a par da escrita.

Assim, cada exposição, visita a algum canaril de um amigo, são sempre mais que um momento sobre aves, também espaços e instantes de imagens eternas.

É muito gratificante, encontrar tanto interesse, vontade, organização neste evento que de uma forma geral honra e orgulha todos os Portugueses.

O Espaço é agradável, funcional e a recetividade encontra-se um pouco por todo o lado.

Na sexta, para além das fotos, permitiu rever também vários colegas e amigos, destas e de outras andanças, conversar um pouco e remarcar para o fim-de-semana outros momentos.

Foram vários os que conquistaram Medalhas ou contribuíram para a Homologação Internacional do Arlequim Português, sendo que referente a esta nova Raça, muito há ainda para eu escrever sobre ao seu eventual Futuro, e sobre algumas "coisas" que observei e que me deixaram muito preocupado, mas não hoje, talvez amanhã.

Ainda não vi as classificações, mas com quem já falei, ficam alguns dos Medalhados e sem qualquer ordem definida, sendo certo que depois de estar com todos, mais existirão:

O João Cardoso com um Ecletus, o Caldeira com Raça Espanhola, o Vitor em Gloster, o Faisca em Pastel,... mas amanhã, mais serão certamente.

Eu com o meu Pai e o meu amigo Nuno, contribuímos de outra forma para a Ornitologia Nacional e Internacional, também ela Medalhada de outra maneira:

Para a aprovação de uma raça.

Quando uma raça é sujeita a homologação internacional, a mesma tem de ter avaliação positiva durante 3 anos consecutivos.

No caso do Arlequim Português, este era o terceiro ano e para tal, foram selecionados pelo país cerca de 80 aves, das quais somente 12 seriam presentes na Comissão de Avaliação.

Duas equipas, uma de par e outra de poupa, e mais 4 individuais, dois par e dois poupa.

Neste lote restrito de 12 canários, escolhidos por 4 juízes, eu e o meu pai, entre outros criadores, tivemos um canário, contribuindo assim de forma direta para esta homologação.

Desde 2001 ( ano do último Mundial em Portugal ) muito se passou no Mundo, e algumas coisas tão simples que hoje usamos no dia a dia, naquela altura ainda era uma novidade relativa, mais para uns do que para outros, mas era.

Os sites, quantos de vós tinha ou conhecia de criadores nacionais?

Os endereços de e-mail, quantos tinham?

Redes Sociais???...

O simples acesso há informação...

Youtube, uma rede de partilha de vídeos, pois...

Parece que desde sempre as tivemos, mas nem sempre foi assim, e muitos outros exemplos existem.

Este Mundial entra em cada instante nas nossas casas, por sms, por vídeo, pelo twitter, pelo facebook, ... são tantas as formas novas, que enorme diferença.

Esta também é uma enorme oportunidade de se observar ao mais altíssimo nível uma competição ornitológica, de aprender, de escutar e observar, de e para quem quer, partilhar.

Que este seja uma marco para todos e um ponto de partida para muitos.

Sejam então dias de comemoração estes.

Nota: nasceram as primeiras crias de 2010 no dia 18 de Janeiro, por sinal, dois Arlequins e ainda dizem que há coincidências...

Já vamos ( hoje sexta, apesar de ser madrugada de sábado ) com trinta e uma (31) aves novas.

Só faltam das raças todas, nascer phaeos vermelho mosaico, que iniciarem a postura mais tarde.

Temos um casal de Arlequim Português, com 5 crias, e como nasceram 4 no mesmo dia na outra mal se nota a diferença.

Aqui são três variegados, um outros mais claro e um outro mais negro.

Fiquem bem.

Gonçalo Rocha Santos ( Gonçalo Ferreira )

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers