.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

20/01/10

O treino do canário do Harz


"O treino do canário do Harz não tem segredo nenhum. Cada criador tem o seu método mas no essencial estes não são muito diferentes.

Quando os canários têm cerca de 7 meses de idade, têm a muda feita e estão de perfeita saúde podem ser colocados na gaiola de canto. Esta deve ter as seguintes medidas: 21 comprimento x 15 largura x 18 altura (cm). Os poleiros devem estar colocados do seguinte modo: um perto dos comedouros e o outro numa posição central da gaiola. O objectivo destas gaiolas é que a ave não se disperse em brincadeiras e se concentre apenas no canto.

Estas gaiolas por sua vez devem ser colocadas numa estante (tal como os livros) de maneira a que as aves não se vejam mas se ouçam (a estante por vezes também é chamada de xadrez) pelo que devem ser consideradas algumas aberturas estratégicas na estante por onde o som possa circular. Para o fim do treino vamos necessitar de uma cortina opaca para colocar na frente da estante. Esta cortina tem como objectivo que a ave ao sair de um ambiente escuro para a luz a incentive a cantar. Cuidado em não tapar a luz completamente às aves, elas têm de ver para comer e beber.

A posição correcta da ave para cantar deve ser (além do bico fechado como todos sabem) ligeiramente inclinada para a frente. Se a ave tiver tendência para cantar em posições pouco convencionais devemos subir ligeiramente o poleiro central da gaiola. Por vezes também acontece a ave fixar-se na anilha e estar sempre a debica-la, a colocação de uma segunda anilha (anilhas abertas) na outra pata por vezes resolve o problema. Atenção que as aves quando vão para os concursos só podem levar a anilha original, aquela que é colocado nos primeiros dias de vida.

Este período em que as aves estão nas gaiolas de canto dura entre 3 a 4 semanas. As aves não devem ser mantidas muito tempo nestas gaiolas porque lhes prejudica a saúde de um modo geral ao estarem encarceradas num espaço tão reduzido. Se repararem (quem treinar as aves) no início as aves mostram-se confiantes e activas no canto mas depois desse tempo o efeito é negativo. Um aspecto a ter em conta é que, dadas as reduzidas dimensões da gaiola, esta deve ser limpa com frequência.

A primeira semana é de habituação à gaiola. Geralmente ao fim desse tempo já não estranham o alojamento. Na segunda semana colocamos a cortina na estante e vamos habituando a aves a vir à mesa. Por outras palavras, 2 ou 3 vezes por dia retiramos as gaiolas da estante e colocamo-las sobre a mesa. As gaiolas devem ser colocadas em conjuntos de 3 ou 4 umas em cima das outras. Ao fim de vinte minutos devem voltar à estante, tenham cantado ou não. Não adianta passar o dia a fazer este exercício com as aves porque ao fim de algum tempo já é uma rotina para elas e lá se perde o efeito desejado que é elas começarem a cantar quando saírem da estante.

Os Harz podem concorrer em duas modalidades: Equipa e Individual. A equipa era muito usada no início destes concursos, e era pela harmonia e qualidade de uma equipa que se constatava o valor do seu criador. A equipa tem sempre de ser composta por aves do mesmo tipo, 4 amarelos, 4 verdes, etc. A formação de uma boa equipa requer uma razoável quantidade de aves para se poder escolher e emparelhar, facto pelo qual, e como hoje em dia se criam menos aves devido a vidas profissionais mais exigentes, a opção de inscrever as aves nas classes individuais é a mais vulgar. Faço notar que em determinadas exposições, como por exemplo o mundial, só são aceites 3 aves individuais por classe.

Como os Harz são julgados pelo seu canto, temos de fazer este trabalho, para que as aves quando são colocadas na mesa de julgamento em frente do juiz façam aquilo que lhes é pedido, ou seja: cantar. No entanto, mesmo que não pretenda enviar as aves a concurso, deve deixar as aves ir à escola, se bem que com um treino mais aligeirado as aves vão evoluir melhor no canto e vão-lhe dar momentos de grande prazer."

Texto de Henrique Correia

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers