.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

01/02/10

Yorkshire - Origem

Fotografia: Allenpedroso

O canário Yorkshire tem a sua Origem nas Ilhas Britânicas condado de York. Há referências aos canários criados no Condado de York a partir de 1820.

Tais canários não tinham, porém, um padrão definido e, em 1897, os criadores resolveram estabelecer o tipo que deveria ser atingido. Logo após surgiu o padrão desenhado por Norman do pássaro denominado York anel.

Utilizando os pássaros existentes, o Bossu e posteriormente, o Lancashire, os criadores conseguiram um pássaro relativamente grande, esguio e de posição erecta mas que dificilmente chegava ao padrão desejado.

Em 1927, Vowles desenhou o segundo modelo com a cabeça mais volumosa, nuca, dorso e cauda alinhados, peito mais proeminente mas com a posição erecta original.

Em 1961, Golding desenhou o modelo que é adoptado até hoje pelos ingleses, onde o prolongamento do dorso não se alinha com a nuca, a cauda parece pressionar as asas para cima, peito com curvatura acentuada, mantida ainda a posição erecta original.

Hoje os canários que ganham na Grã-Bretanha estão ligeiramente diferentes do modelo Golding mas este é o oficialmente adoptado nas ilhas.

Hoje sabe-se que o YORKHIRE tem também no seu padrão genético a influência da raça Norwich, além das citadas acima.

Nomeado após o condado de sua origem, o “Yorkie” foi descrito como “o Guardsman” por causa de seu stance rígido, diz-se que um Yorkshire deve: “deslizar através do anel de casamento de um homem”.

A habilidade do reprodutor encontra-se em produzir pássaros o mais perto do modelo de Golding possível.

A habilidade do expositor encontra-se no treino de um pássaro de modo que indique a posição bold (realce), erecta e o temperamento constante que caracteriza o “Guardsman”.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers