.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

28/03/10

Criar Canários sem Complicações

"Com base em quatro princípios elementares qualquer pessoa pode criar canários, diferenciando, apenas, o interesse de alguns em selecionar um plantel de qualidade ou não. O fundamental para o êxito de uma criação está baseado nos fatores seguintes:

1) SAÚDE: é necessário que o pássaro possua boa saúde e seja jovem;

2) HIGIENE: o ambiente, utensílios de uso, poleiros, grade e fundo das gaiolas devem ser mantidos sempre limpos e desinfetados com cloro.

3) LOCAL: para acomodação das aves confortavelmente para que possam reproduzir tranquilamente, é indispensavel a reserva de espaço para tal, não sendo conveniente o uso de varanda, cozinha, área aberta de serviço ou quintal ao ar livre. Luz natural no ambiente é importante, evitando porém, durante a noite, incidência de iluminação sobre as gaiolas.

4) ALIMENTAÇÃO: o canário é granívoro. O alimento necessário para sua sobrevivęncia é composto de grãos (mistura). Neles são encontrados proteínas, hidrato de carbono, gorduras e fibras. Como alimentação complementar, farinhada com ovo e verduras verdes e frescas três vezes por semana. Não devem faltar areia para facilitar a digestibilidade.

Cada criador tem um modelo próprio valendo-se de experiência de outros ou criando o seu sistema. Contudo, nenhum sucesso será alcançado se os itens citados acima não forem observados rigorosamente.

Como são várias as raças de canários que podem ser criadas, recomenda-se que o criador iniciante se relacione com outros mais experientes, visite exposições dos clubes e leia tudo relacionado com criação de canários. Escolhido a raça ou cor que mais lhe interessa, não é demais aconselhar-se com criadores mais experientes antes de uma decisão final. Recomenda-se que no primeiro ano, o iniciante constitua um plantel de quatro e dez casais no máximo de preferência de cores clássicas.

Eis algumas regras importantes que revelam bom estado de saúde:

a) o canário deve demonstrar vivacidade, isto é, estar mudando sempre de posição.

b) As penas devem estar “coladas” ao corpo. Penas estufadas podem evidenciar alguma doença.

c) Olhos sempre vivos e alegres.

d) As fezes dispostas no fundo da gaiola tęm de ser consistentes e acompanhadas de um pouco de humidade, que é a urina. Fezes muito diluídas podem ser sintomas de diarréia.

e) Os pés devem ser isentos de protuberância e excesso de escamas.

f) Deve-se soprar a cloaca e o abdome para verificar se a cor de pele é uniforme e rosa-avermelhada. Sinais roxos ou veias aparentes podem indicar problemas. Peito magro com aparecimento do osso também não é bom sinal. Recomenda-se pedir ao criador que cedeu o exemplar o máximo de informações sobre o pássaro a ser adquirido. Se macho, de que fatores é portador, as fêmeas normalmente exteriorizam o que portam, ŕ exceçăo do fator opal, recessivo, ino em mosaico.

g) É preferível adquirir filhotes do ano, pois pássaros mais velhos podem não revelar-se bons reprodutores nas estações de criação. Os canários de porte em geral são melhores reprodutores no segundo ano.

h) É conveniente colocar o pássaro ao ouvido para detectar algum problema respiratório. Guinchos e chiados não são boa indicação.

Finalmente, recomenda-se que o criador iniciante procure aclimatar seus pássaros (principalmente as fêmeas) comprando-os pelo menos dois meses antes da temporada de acasalamento."

Fonte: Revista 3C-centro criadore de canários /98

3 comentários:

Antonio Costa disse...

muitos parabens meus senhores o vosso blogger esta muito mes muito bom un grande abraço aos dois

http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Antonio Costa disse...

muitos parabens aos dois o blogger esta muito bom

http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Gonçalo Ferreira - Mundo dos Canários disse...

Bem vindo António. Obrigado pelas palavras. Vou adicionar o seu blogue. Abraço

Últimas dos Bloggers