.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

16/07/10

Border Fancy - Artigo por Carlos Lima

Fotografia: Autor Desconhecido


"Nos últimos anos a grande polémica a respeito do padrão a forma e tamanho do Border, vem, como não podia deixar de ser, do pais de origem, a Inglaterra.

Este pais impõe no seio do COM as mudanças nas pontuações a atribuir ao standard desta raça, devendo estas serem cumpridas pelos membros dos países aderentes à confederação Ornitologica Mundial.

Como lógica os Borders criados na Inglaterra, são considerados os melhores (além dos mais caros) do mundo, devido aos anos de rigorosa selecção e aperfeiçoamento em detalhes específicos.

Existe um trabalho criterioso para obtenção de pernas dimensionadas e largas o suficiente para chegar ao desejado ângulo de 60º. Levou muitos anos e foi associado com a dimensão da cauda, que nunca deve estar "caída" mas sim na posição horizontal.

No que diz diz respeito ao corpo procura-se manter a forma de "ovo" vista de qualquer posição ou ângulo, o que é devido basicamente à presença de espáduas arredondadas e nunca estreitas.

A cabeça deve ser perfeitamente redonda, é sem dúvida o ponto de maior dificuldade e como tal o mais valorizado, pois outros defeitos como a plumagem solta, asas e caudas longas podem ser objecto de correcção através de cruzamentos e em poucas gerações.

Uma cabeça achatada, abaulada ou estreita no Border, é praticamente impossível a sua solução, conceito argumento pelos grandes especialistas desta raça.

A plumagem assume uma importância capital, devendo ser vaporosa, fina e aderente ao corpo. Por norma os Border mais arredondados, possuem plumagem fina, curta e lisa.

No que diz respeito à sua fertilidade é um facto negativo e ressaltar pois tem um diminuído devido ao criador não se preocupar com a qualidade de reprodução e à consanguinidade excessiva na intenção de fixar e melhorar qualidade, como a plumagem, posição e forma.

Nas imagens desta nova versão do Border há uma tendência para algumas mudanças na raça que os ingleses estão projectando para o futuro.

Muitos criadores denominados como progressistas estão encontrando elementos muito positivos, chamando a nossa atenção para a beleza da cabeça mais alta e arredondada, seguida de uma nuca profunda, passando pelas costas que são muito arredondadas e abauladas.

Uma bela curvatura passa da garganta pelo peito e termina na base da cauda, dando uma majestosa qualidade a este Border moderno.

A inclinação perfeita da cauda completa este modelo e o conjunto leva-nos a uma perfeita elegância provocada pelas suas patas largas e uma posição erecta e orgulhosa.

No que diz respeito à alimentação é idêntica à maioria dos canários de forma de posição.

Os ingleses utilizam a mistura comum de sementes e muita aveia descascada. No que diz respeito à papa são opções do criador, no entanto aconselho (muss, biancovit e biancofiori) em partes iguais. Verduras e medicação apenas quando necessário. Proceder a curas através de antibióticos sem acompanhamento de criador entendido ou veterinário especializado (em Portugal não existe nenhum) é desaconselhável.

Estas aves criam normal e tranquilamente os seus filhotes tanto sozinhas como em casal.

Quando abandonam os ninhos e filhotes as fêmeas na maioria das situações, não estão bem de saúde ou são demasiado velhas

O Border para exposições, deve ser logo acostumado e treinado com a gaiola de exposições, da seguinte forma: gaiola de exposição é colocada de porta aberta em frente da gaiola de reprodução.

Os jovens canários de 6 a 8 semanas vão começar a explorar a sua nova habitação.

Para estimular os jovens Borders as sessões de treino, 3 vezes por dia, são acompanhadas de oferecer um premio o que as aves aprendem rapidamente, oferecendo uma guloseima (uma verdura).

A selecção é a parte mais importante para o criador sendo um esforço continuo para alcançarmos a melhoria das qualidades.

As nossas aves com cruzamentos rigorosos podem alcançar o sucesso, pois milagres não existem.

Com método e regras fixas, que não podemos ignorar, pois o criador deve começar com a aquisição de exemplares de qualidade.

Concluindo iria mentir aos estimados visitantes e criadores desta raça se falasse que a criação do canário Border moderno não tenha dificuldades.

Quem procura o sucesso rápido deve seguir outro caminho (novas raças com o grau de dificuldade menor).

Ao criador para quem a criação do Border é um verdadeiro desafio e não desanima rapidamente com os insucessos, o caminho para o sucesso sustentado é longo e duro.

Ter sempre em atenção um Border campeão, não é possível criá-lo todos os anos."

Autor. Carlos Lima

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers