.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

19/07/10

Com que Coronas Ficar? Gooster Fancy


"1) O Corona é provavelmente o tipo de canário mais difícil de produzir, e a maioria das pessoas não tem muitas aves de qualidade para poder escolher. Os criadores experientes sabem que certos compromissos têm de ser feitos para poder produzir bons Coronas.

2) É normalmente nas aves maiores que se encontra as melhores poupas. Penas longas permitem uma poupa mais perfeita e uma textura mais macia. Se fizer uma selecção só para ficar com as melhores poupas vai acabar por ficar com aves grandes. Lembre-se que tem que ficar com aves de exposição que apresentem um bom tipo de corpo.

3) Nunca fique com uma ave com uma poupa “faltosa” (poupa partida, desalinhada…). Tente limitar a sua escolha a pássaros com uma poupa redonda e centrada. A parte mais difícil de obter é a parte “frontal”. Aí pretende obter uma abundância de penas. Aves com falta de penas na frente nunca irão ser boas aves. Pode tolerar outras falhas numa ave que apresente uma boa parte frontal.

4) Os “cornos” são a queixa mais frequente nos Coronas. As penas à volta das orelhas têm uma tendência a crescer em direcções diferentes, e muitas vezes aves com poupa excepcional apresentam “cornos”. Não se deixe enganar pelos mais experientes, muitas aves vencedoras foram trabalhadas antes de serem julgadas. Tente direccionar a sua criação para excluir este defeito, mas uma boa ave nunca deve ser descartada só por possuir um defeito, desde que este defeito não seja congénito.

5) Tente evitar aves com uma poupa muito pequena, estas aves têm sempre uma fraca aparência. De certo que vos vai lembrar o vosso primeiro Corona e isso certamente não será bom porque entretanto já espera mais do seu Gloster. Um bom Gloster é uma ave balanceada, com o topo do corpo em proporção com o resto do corpo. Ao nível de criação eu prefiro ter uma ave com uma parte superior “pesada”.

6) Leva-se anos, às vezes décadas para se ter bons Coronas. Se tem bons exemplares certifique-se que os mantém ao cruzar com aves de qualidade. Se não tem bons Coronas, procure-os e arranje-os. Eles não aparecem por magia. Não se vive o suficiente para repetir o trabalho de gerações de reprodutores qualificados."

Autor: Robert Larochelle
Fotografia: Gonçalo Ferreira
Tradução: Ivo Leite

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers