.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

19/07/10

Glosters: porquê Amarelo X Buff?


Fotografia: Polakowski J-M

"De tempos a tempos o Homem questiona as regras pré-estabelecidas e pergunta “porquê?”. Este pode ser o primeiro mandamento dos criadores. Costuma-se dizer: cruzar sempre Amarelo X Buff (penas nevadas, mais suaves, moles). E porquê?

Neste artigo iremos considerar apenas os Gloster Fancy e os seus antepassados selvagens.

Os canários selvagens são seleccionados pela própria natureza, é a lei do mais forte onde só os mais aptos sobrevivem, reproduzem e transmitem os seus genes.

Não há uma mão orientadora que nos diga que macho devemos acasalar com certa fêmea. Apenas quando o homem começou a domesticar os canários é que estes começaram a ter problemas de penas. No estado selvagem a natureza deu ao canário a sua essência: a sua forma, a sua cor, as suas penas, deu tudo para ele se integrar na natureza. Contudo quando o Homem começa a mudar a natureza ele altera o seu equilíbrio, equilíbrio que demorou milhares de anos a atingir.

Para cada causa há um efeito, para cada coisa positiva há uma coisa negativa e isto verifica-se nos nossos canários. A natureza equilibra isto com acasalamentos não selectivos, acasalamentos não controlados. Quando o Homem decidiu mudar a aparência dos canários ele imediatamente começou a criar problemas, um dos quais está relacionado com as penas. Ao realizar acasalamentos selectivos o Homem começou a alterar todos os aspectos dos canários. Ele pretendia aves maiores, aves limpas, aves com poupa, aves variegadas, etc, e por causa disto ele mudou a plumagem. A mãe-natureza sempre insistiu numa plumagem intermédia mas o Homem descobriu através de experiências com cruzamentos que podia mudar o aspectos das aves assim como criar novas raças.

Cada raça criada é um passo de afastamento em relação à natureza e como já nos apercebemos, isto causa problemas. O canário Gloster Fancy é uma ave pequena, cheia ao redor do pescoço e dos ombros, e é aqui que reside o nosso problema. Se levarmos a natureza a alterar o seu equilíbrio ela dirá “Stop!” e se continuar-mos a forçar vamos estar a correr riscos. Neste momento parece-nos haver já pouco espaço de manobra quando vemos os nossos Glosters nas exposições. Não vamos melhorar o Gloster Fancy ao tentar-mos aumentar o seu tamanho através das penas. Quando criamos canários Gloster devemos ter em conta o que a natureza pretende e ao mesmo tempo ter em conta o standard da raça.

Tudo tem um oposto (negativo/positivo). Por esta lei da natureza, e é isto que devemos ter em conta ao fazermos cruzamentos seleccionados, devemos averiguar os nossos resultados. O Homem criou este mandamento: cruzar sempre Amarelo X Buff uma vez que é a nossa maneira de imitar o que a natureza faz por si própria, mas uma vez não cumprida esta regra ao cruzar por exemplo duas aves idênticas iremos ver a vingança da mãe-natureza.

Não é a melhor ideia de no nosso canaril manter as penas intermédias. Como criadores de Glosters temos de entender as regras da natureza se queremos manter-nos no topo da canaricultura.

O Gloster Fancy é um canário feito pelo Homem e temos que perceber isso se queremos manter a raça relativamente livre de problemas nas penas. Não podemos simplesmente dar mais plumagem aos nossos Glosters e esperar que a mãe-natureza não actue."

Fonte: England Gloster Canary
Tadução: Ivo Leite

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers