.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

20/07/10

Rogetto - A nova raça italiana

Fotografia: M. Del Prete


"Depois de ter colaborado nos anos 80 com o professor Zingoni na criação da raça Fiorino, o criador Michele Del Prete investe novamente em uma nova miniaturização de um canário Frisado.

Desta vez, o projeto é obter um Frisado miniatura de um misto de Frisado Parisiense com Frisado Gigante Italiano.

Michele informou-me que a raça Rogetto que ele está preparando é um maravilhoso frisado de aproximadamente 13 cm e que a idéia é unir a máxima expressão de plumagem e o menor tamanho possível em um canário frisado pequeno, o menor possível, frisado, o mais frisado possível, particularmente na cabeça que estará ornada com um capuz completo.

É dessa forma que nasceu o “Rogetto”.

“Não foi fácil criá-lo, mas o seu patrimônio genético que eu bem conheço pode nos permitir ter a confiança na estabilidade da raça e em seus caracteres hereditários” falou Michele Del Prete!

O nome Rogetto foi escolhido por Michele, pois, é o gracioso nome de um pequeno e límpido riacho que corre perto da casa onde Michele nasceu e passou a infância.

Esse riacho servia para irrigar os campos cultivados e Michele ali passava muito tempo e pescava nele quase todos os dias. Com esse nome Rogetto, Michele quiz recordar daquela pequena cidade num tempo em que corria feliz por aqueles gramados e se entusiasmava quando via algum passarinho selvagem.

O Rogetto deve ter as seguintes características:

Forma volumosa com tamanho inferior a 15 cm, manto abundante e pode ser simétrico, sendo preferido em forma de rosa, bouquet também presente, fachos muito volumosos, largos e simétricos.

A cabeça e pescoço devem ser como os do AGI, ou seja, pescoço com a gola realçada na parte posterior formando na cabeça um capuz completo ou parcial. A preferência sempre será para os pássaros que tiverem capuz longo, largo e completo assim como a gola abundante e completa. Suíças presentes e fartas. O Peito do Rogetto deve ser igual ao do Frisado Parisiense e não ao do AGI, ou seja, em forma de concha volumoso e simétrico, uniforme e largo,compreendendo todo o peito e abdómen.

A postura deve ser erecta, com a cabeça, corpo e cauda em linha, formando um ângulo de 60º com a base do poleiro. Asas bem aderentes ao corpo sem cruzamentos. Cauda estreita e com rectrízes alinhadas e em sua base com penas de galo abundantes e evidentes distribuídas de ambos os lados. Pernas flectidas e de médio tamanho com cochas bem emplumadas. Limpeza perfeita e temperamento vigilante completam esse maravilhoso frisado em miniatura.

Todos os itens acima passarão ainda pela Comissão Técnica Italiana de Juízes e ainda poderão sofrer alterações, e posteriormente à COM."

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers