.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

06/08/12

Salvia Hispânica, Chia

Fotografias: Autor Desconhecido
Composição: Gonçalo Santos Ferreira

A Salvia hispanica, popularmente chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia). A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa "oleoso". Diz-se que o estado mexicano de Chiapas pode ter sido nomeado também a partir da língua náuatle, significando "água de chia" ou "rio de chia". É uma das duas plantas conhecidas como chia, sendo a outra Salvia columbariae, esta também denominada chia dourada. 

A Salvia hispânica, mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões. Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. A semente da chia possui formato oval e "diâmetro" de aproximadamente 2 mm. A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a resistência contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias. O óleo de chia é rico em antioxidantes naturais, impedindo a oxidação das gorduras.

Fotografia: Autor Desconhecido

Carateristicas nutricionais 

 A semente da chia é, por vezes, considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas. Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras. É possível escrutinar a importância nutricional da semente de chia com a seguinte lista: 

Ómega 3: 
A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxosclassificados como ômega 3. 

Cálcio: 
cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolos, por si só considerados alimentos ricos no nutriente. 

Manganês e fósforo: 
100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 calorias/dia. 

Proteínas: 
15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.

Fibras: 
a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann–La Roche.

Fotografias: Autor Desconhecido
Composição: Gonçalo Santos Ferreira

Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas sem qualquer mau gosto. Há evidência histórica de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época. As sementes de chia eram um componente das dietas e representavam a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 

Blibliografia consultada: Menu Vegetariano; Wikipédia; Saber Tudo;

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers