.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

07/06/14

Revisitar 2013


Foi um excelente ano, o de 2013! 

Desde a Criação ao Nacional em Guimarães, foram muitos os momentos de partilha, convivo e exposições, que culminou entre muitos prémios, entre eles, o de Campeão de Nacional em Arlequim Português Par. 

A criação correu de forma tranquila, sem grandes sobressaltos, com as crias a registarem um bom desenvolvimento. Durante esses meses de criação, os juvenis foram criando expectativas diferentes, que mais tarde podemos comprovar se tangíveis, nas competições em que participámos.



No dia 13 de Outubro, realizou-se III Monográfica Arlequim Português - Terras do Sado 2013. Estiveram em concurso 345 Arlequim Português, de 35 expositores, divididos pelas 8 classes em competição. 

Nesta III Edição, obtivemos os seguintes prémios: 
Best in Show 
Best in Show Par 
1º Lugar – Arlequim Português Par, Macho Adulto 
2º Lugar – Arlequim Português Poupa, Fêmea Novo 
3º Lugar – Arlequim Português Par, Macho Adulto 
6º Lugar – Arlequim Português Par, Macho Novo 

Os Julgamentos foram realizados pelos Juízes Internacionais OMJ, José Miguel pelo CTJ-FOP e Gonçalo Matos CNJ-FONP. Realizados de forma aberta e por comparação, foram muitos os criadores, expositores e interessados que seguiram os trabalhos com interesse e proximidade. 

No decurso dos julgamentos, foram várias e diferentes as intervenções dos Srs. Juízes, explicando os critérios aplicados e os fatores diferenciadores entre as classificações de cada ave. 

Seguia-se o almoço, Carne de Porco á Alentejana, proporcionando o espaço necessário a um descontraído convívio entre todos, que se prolongo durante a tarde. 

No final do dia, chegava o momento para o devido reconhecimento de todos os participantes. Foram entregues os Diplomas comemorativos da III Monográfica Arlequim Português - Terras do Sado 2013 a todos os Expositores, Comissão de Honra e Juízes convidados, os Troféus de Vencedores de Classe, de Best, de Best in Show e Best in Show Oposto, bem como, os Troféus de Criador + Pontuado do Show.



Mais um grande dia para o Gloster Fancy, desta vez em Freamunde, numa One Day Show, onde a qualidade das aves apresentadas, de há muito são uma referência. 

Apesar de não nos ter sido possivel estar presentes em pessoa no Show, participamos com os nossos Gloster Fancy, e obtivemos dois prémios: 
3º Lugar em Gloster Fancy Corona Variegado, Fêmea Novo 
6º Lugar em Gloster Fancy Consort Azul, Adulto ou Novo



Depois de três Edições do One Day Show Além Tejo, e de um interregno de um ano, nasceu um novo Show, o One Day Show Margem Sul. 

Na sequência dos excelentes Show´s de Gloster Fancy realizados em Portugal, este foi mais um grande dia para a Raça onde a qualidade das aves apresentadas se fez notar. 

Apesar de não nos ter sido possível estar presentes em pessoa no Show, participamos com os nossos Gloster Fancy, e obtivemos dois prémios: 
 2º Lugar em Gloster Fancy Corona Variegado, Fêmea Novo 
 3º Lugar em Gloster Fancy Consort Azul, Adulto ou Novo



A Associação Ornitológica de Coimbra, organizou mais uma Expo Aves, no Pavilhão Desportivo de Cernache. Com excelentes condições, foram vários os Expositores e muitos os visitantes. 

Agradecemos a toda a Organização a extraordinária forma como somos sempre recebidos, ano após ano, bem como, ao Ricardo Ferreira, pelas fotos que tirou e nos permite partilhar um pouco do que foi esta Exposição e os prémios que obtivemos: 
1º Arlequim Português Poupa Fêmea 
1º Gloster Fancy Branco e Todos Fundo Branco 
1º Fife Fancy Branco e Todos Fundo Branco 
1º Fife Fancy Variegado Nevado Melânico 
1º Fife Fancy Melânico Nevado 
2º Lipocrómico Amarelo Mosaico Fêmea
2º Arlequim Português Par Fêmea 
2º Gloster Fancy Branco e Todos Fundo Branco
2º Fife Fancy Branco e Todos Fundo Branco 
2º Fife Fancy Variegado Nevado Melânico 
3º Lipocrómico Amarelo Mosaico Fêmea 
3º Arlequim Português Par Fêmea



O Cube Ornitológico de Setúbal, realizou III Campeonato Ornitológico da Costa Azul, que decorreu entre 01 e 03 de Novembro 2013, no Pavilhão de Exposições da Moita, repetindo o sucesso das duas primeiras edições. 

Um evento de prestigio e méritos firmados, o Costa Azul, teve vários pólos de interesse e pretendeu, desta forma, corresponder ao variado leque de visitantes, numa perspectiva desportiva, didática e cultural. 

Uma vez mais, na vertente desportiva, realizou-se três competições independentes inseridas no mesmo evento, permitindo que cada criador concorre-se nas espécies em que se especializou e em competição direta com os seus pares. 

Foram realizados o Campeonato Ornitológico de Aves Canoras, o Campeonato Ornitológico de Aves Exóticas e o Campeonato Ornitológico de Psitacídeos, onde agregados conforme regulamento, as diferentes espécies e raças, com as respetivas classificações gerais, consagrando 3 (três) Criadores Campeões, para além, das tradicionais aves Best in Show.



Realizou-se a 8ª Edição do Campeonato Internacional COM do Atlântico e a Edição 2013 do Euro Aves, uma aposta ganha, desta feita, na Exponor, Matosinhos. 

Este é um evento de referência, pela qualidade de Organização, das Aves em Competição e nos Expositores presentes. 

Participamos nesta 8ª Edição, e obtivemos as seguintes classificações: 
Campeão em Arlequim Português Par, Macho Adulto



Realizou-se a 74ª Edição do Campeonato Internacional COM Reggio Emilia 2013, aquele, que é considerado por muitos, como o Melhor Campeonato Internacional do Mundo. 

Este Internacional, para além da fortíssima componente de Competição que tem na sua Matriz e ADN, tem agregado outra vertente muito participada e visitada, a sua Feira de Aves, onde podemos encontrar alguns dos melhores criadores do mundo. 

Esta foi a nossa primeira participação num Internacional fora de Portugal, e igualmente a nossa primeira participação em Reggio Emilia, onde voltaremos certamente mais vezes, para competir e visitar. 

Participamos com Arlequim Português, e obtivemos os seguintes prémios: 
Campeão Arlequim Português Par 
Campeão Arlequim Português Poupa 
Bronze Arlequim Português Par

Participamos na IV Expo Ibérica do Clube Ornitológico de Tondela, a Ornitologia na Beira Alta.

Registamos a evolução desta jovem Exposição e deste jovem Clube, apresentando ao público que visitou vários pólos de interesse, que diversificação e enriquecem o evento.

 Obtivemos os seguintes prémios:
 1º Lipocrómico Amarelo Mosaico Fêmea 
 1º Fife Fancy Branco e Todos Fundo Branco 
 1º Fife Fancy Melânico Nevado 
 1º Fife Fancy Variegado Melânico Nevado 
 1º Gloster Fancy Consort Branco e Todos Fundo Branco 
 1º Gloster Fancy Corona Branco e Todos Fundo Branco 
 1º Gloster Fancy Corona Variegado Melânico Nevado 
 1º Gloster Fancy Consort Variegado Melânico Nevado 
 2º Lipocrómico Amarelo Mosaico Fêmea 
 2º Arlequim Português Par Fêmea 
 2º Fife Fancy Branco e Todos Fundo Branco 
 2º Gloster Fancy Branco e Todos Fundo Branco 
 2º Gloster Fancy Corona Variegado Melânico Nevado 
 2º Gloster Fancy Consort Variegado Melânico Nevado 
 3º Arlequim Português Par Fêmea 
 3º Gloster Fancy Corona Variegado Melânico Nevado 
 3º Gloster Fancy Consort Variegado Melânico Nevado



Depois de um ano de interregno, devido á Organização do Campeonato Nacional de 2012, realizou-se o III Campeonato Internacional COM Avixira 2013, retomando um evento que conquistou o seu espaço e referência na Ornitologia Nacional.



O Gloster Clube de Portugal, realizou a 12ª edição da sua Exposição Nacional, num exposição que é uma referência Nacional e Internacional. 

Esta edição foi mais uma vez um sucesso, com cerca de 900 Gloster Fancy em competição, divididos pelas diversas classes, Foi igualmente, uma oportunidade de estar e rever amigos e colegas, num convívio sempre bom. 

Participamos somente com 6 aves devido a fatores que nos impediram de estar com mais aves.Foi igualmente, o primeiro ano na Classe dos Campões, depois de 4 anos como Noviços e da conquista em 2012, do Best Novice in Show. 

Este ano, obtivemos os seguintes prémios: 
Campeão em Variegado Macho Corona Adulto, 
7º Lugar Branco ou Relacionado Consorte Adulto, 

A exposição realizou-se na Avisan, num local diferente que beneficiou a mesma, em disposição e luminosidade. 

Os Srs. Juízes convidados para realizarem os julgamentos foram os Juízes Ingleses IGBA: Tony Thompson; Austin Middlemiss; Barrie Alexander, e o Juiz Português COM; Bruno Cardoso.



Participamos na 7ª Exposição do CCAP 2013 realizada em conjunto com a Edição das Portas do Minho, onde a Ornitologia marcou pontos uma vez mais.

Não nos foi possivel estar presentes pessoalmente, mas quisemos marcar presença na Exposição de um dos nossos Clubes, o CCAP, e em simultâneo partilhar com todos os que estiveram nas Portas do Minho.

Às Organizações, os nossos parabéns pelo excelente evento.

Obtivemos três prémios:
Campeão em Arlequim Português Par, 
Macho Adulto Vice-Campeão em Arlequim Português Par, 
Macho Adulto Vice-Campeão em Arlequim Português Par, Fêmea Novo



O ano de 2013, voltou a ser marcado pela crise económica, que continuou a afetar de uma forma profunda as famílias portuguesas. 

Uma vez mais, poderia ser este um motivo valido e sólido, para afetar o Campeonato Nacional em toda a sua dimensão. No entanto, uma vez mais, com a participação de muitos expositores, a presença de muitas aves e a presença de muitos visitantes, permitiu realizar um Campeonato Nacional ao mais alto nível. 

A 68ª edição do Campeonato Nacional de Ornitologia - Guimarães 2013, realizou-se no Pavilhão Multiusos de Guimarães, amplo, com excelente luminosidade e temperatura. 

Foram muitos os amigos que encontramos e revimos, unidos por um hobby em comum. Este evento, dignificou a Ornitologia, através dos Clubes co-organizadores, das Federações, da COM-P, dos Colaboradores, dos Expositores e das demais Entidades envolvidas. 

Os nossos parabéns a todos os envolvidos. Participamos na 68ª Edição do Campeonato Nacional e obtivemos pontuações muito interessantes, onde se destacamos cinco prémios obtidos:

Campeão Nacional em Arlequim Português Par, 
Macho Vice-Campeão Nacional em Arlequim Português Poupa, 
Macho Vice-Campeão Nacional em Arlequim Português Poupa, 
Fêmea Medalha de Bronze em Arlequim Português Par, 
Fêmea Medalha de Bronze em Gloster Fancy Corona Variegado Melanico


Algumas fotos que partilhamos, só foram possíveis, pelo grande companheiros entre amigos e criadores, que na nossa ausência, partilharam as vossas fotos, e que nos permitem “viajar” um pouco por todo o lado viver um pouco deste ambiente único da Ornitologia. A todos, o nosso obrigado.

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers