.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

12/03/11

Canário Pele Negra

Fotografia: Autor Desconhecido

"O canário selvagem, que ainda existe nas Ilhas Canárias e em alguns criadores europeus, apresenta uma expressão melânica bem menos impressionante do que os canários de cor, de uma forma geral.

Como nossos azuis, verdes e cobres, o canário ancestral é do tipo melânico negro-marrom oxidado. Em sua plumagem há eumelanina negra e feomelanina, estando a eumelanina marrom restrita apenas a alguns traços, em sua maioria encoberta pela eumelanina negra. As patas e bicos são escuros, mas não negros. Com isso, podemos dizer que o canário ancestral se assemelha a um canário de cor verde nevado, de qualidade inferior.

O homem, em seu trabalho de seleção através dos séculos, busca intensificar a expressão da melanina na plumagem dos canários de tipo oxidado. Foi por seleção em cativeiro que conseguimos obter pássaros azuis, verdes e cobres com uma oxidação fabulosa, estrias negras e largas, e praticamente sem feomelanina, com patas e bico negros. Trabalho semelhante foi descoberto com os canelas, cujo tipo atual é extremamente oxidado, com estrias também largas e contínuas, de tonalidade marrom quase negra
.
A seleção de exemplares com máxima expressão do negro é responsabilizada por muitos pesquisadores pelo surgimento de exemplares em que a excessiva produção de eumelanina leva aos camados "pelle negra" ( ou traduzindo simplesmente pele negra). Tais indivíduos apresentam sérios problemas de vitalidade, pois o fator "pelle negra" induz muda de penas continuada e baixíssima fertilidade. é praticamente impossível conseguir que um exemplar com o problema consiga reproduzir-se, até porque raramente eles "aprontam".

Na verdade, a partir da reprodução com casais de canários verdes, azuis e cobres muito oxidados, e especialmente os importados, é fácil obter filhotes "pelle negra". Ao nascerem, raramente mais que um por ninhada, são sempre os menores e mais fracos. Sua pele brilhosa, de uma cor negra impressionante. Eles são nitidamente diferentes de seus irmãos "normais". Algumas fêmeas, certamente por instinto, não os alimentam, e com isso poucos são os que conseguem sobreviver. Se chegam à idade adulta, são pássaros com pouca vitalidade e realmente apresentam sempre "canudos" de penas, especialmente na região ventral. Sujeitá-los ao menor stress é certeza de provocar uma muda violenta.

O mesmo fenómeno já observei em canários canela vermelho mosaico, também muito oxidados e de linhagem italiana. Alguns filhotes chegam a nascer com o bico bastante escuro, e sua pele é diferente dos irmãos. Os que consegui fazer sobreviver apresentaram as mesmas deficiências dos negro-marrons, apresentando uma muda constante e pouca vitalidade.

Não foi cientificamente comprovado, mas na prática pude observar que os "pelle negra" são pássaros quase sem feomelanina. É bom lembrar que a seleção de exemplares sem feomelanina é responsável também pela produção de indivíduos com problemas semelhantes aos do "pelle negra". A feomelanina é indispensável à vida. Sua ausência provoca debilidade e sérios problemas de fertilidade. Possivelmente os dois fatores associados levam a seres biologicamente inviáveis.

Portanto, é preciso avaliar criteriosamente os exemplares a utilizar na reprodução, procurando equilibrar também os fatores relativos à oxidação e à ausência de feomelanina. Tenho observado que os canários com estrias mais largas apresentam, em geral, pelo menos um pouco de feomelanina. O grande desafio para o criador é obter filhotes bastante oxidados, com estrias largas e bem escuras, negras ou marrons, e com a mínima presença de feomelanina, sob o risco de se chegar a uma linhagem de indivíduos incapazes de se reproduzirem.

A envoltura melânica, muito oxidada, as estrias largas, escuras e contínuas devem sempre ser buscadas nos canários de concurso, e com certeza prevalecerão exemplares desse tipo sobre aqueles que simplesmente tenham menos feomelanina. Alias, uma forma razoavelmente eficaz de diminuir a expressão da feomelanina na plumagem de nossos canários é expô-los com frequência ao sol, sem exageros, de preferência pela manhã. O efeito poderá ser percebido rapidamente, e além disso nossos pássaros serão bem mais saudáveis."

Fonte: Revista 3C 1999 - Arnaldo Silva Araújo

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers