.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

12/03/11

Canário Pele Negra

Observações e Experiência

Fotografia: Autor Desconhecido

"Alguns anos atrás, fiquei impressionado por ocasião de uma visita na casa do meu amigo Beraldi, quando vi uns canários cobre mosaico, que apresentavam ausência de feo-melanina, uma envoltura negra de chamar a atenção, pés e bicos completamente negros. Era uma novidade sem dúvidas, já que estes exemplares realmente se destacavam dos outros. O Beraldi estava igualmente entusiasmado e surpreso por ter tido relativa facilidade para comprá-los. Passado um tempo, manifestou a sua decepção, pois esses canários não reproduziam.

O tempo passou e eu tive uma experiência similar, dentro do meu canaril, quando nasceram alguns filhotes completamente negros. Estes filhotes, tinham uma muda muito demorada e mesmo tendo trocado todas as suas penas, continuavam com "canudos" por todo o corpo. Ao chegar a cria, as fêmeas sequer faziam ninho e os machos não enchiam ovos. Alguns machos fecundavam alguns ovos no primeiro ano de cria, mas no ano seguinte a sua fertilidade era nula.

Os sintomas acima descritos, correspondem aos canários negro-marrons oxidados (azuis, verdes e cobres) chamados de "pele negra". Pessoalmente, não tenho embasamento técnico para apresentar aqui qualquer teoria sobre a causa fisiológica para que tal fato aconteça, e ainda não li nenhum trabalho cientifico ao respeito que possa explicar as causas deste comportamento, mas gostaria de transmitir aos amigos canaricultores as minhas experiências com estes canários.

Conversando com o Dr. Flavio Putto, considerado o melhor criador de verdes da Itália, ele apresentava a sua impressão de não se tratar de uma mutação, e sim de uma divisão desigual da carga melânica na hora da meiose, fazendo com que alguns gametas transmitam maior capacidade de depósito melânico na pele, e desta forma provocando alguma reação fisiológica que inibisse a capacidade reprodutiva dos filhotes resultantes. Ele pessoalmente manifestou que logo que esses filhotes nasciam e eram identificados, "jogava no lixo" .

Tive algumas experiências com esses canários tanto nas linhas dos canários verdes como dos cobres e cheguei a algumas conclusões após várias observações. O "fator pele negra" está ligado principalmente à manifestação melânica relativa à envoltura e obviamente à pele. Desta forma, temos que ter cuidado como aqueles canários que apresentam pés e bicos completamente negros. Também devemos observar com atenção aqueles canários cuja envoltura é muito escura.

Definitivamente, não tive nenhum caso de "pele negra" em canários com desenho muito negro e largo, o que me leva a crer que não existe relação alguma entre este fator e a qualidade, largura ou tonalidade do desenho.

Forma de transmissão

Existem duas teorias sobre a origem e forma de transmissão genética deste fator. Alguns afirmam que se trataria de mutação genética, autossómica não ligada ao sexo. Outros que simplesmente aparece nos exemplares com efeito acumulativo da eu-melanina negra depositada na pele. Pessoalmente, considero mais aceitável a primeira opção.

Como prevenir

Até hoje desconhecemos qualquer tratamento que consiga reverter o quadro do comportamento dos canários "pele negra". Desprende-se por tanto, que a solução é preventiva. Em primeiro lugar, quando aparecerem filhotes de canários azuis, verdes ou cobres, que apresentarem no ninho tonalidade da pele completamente negra, marque e observe a sua evolução no período de muda. Caso a muda seja mais lenta do que o normal e mesmo tendo a mesma acabado e este exemplar apresente sempre canudos pelo corpo e principalmente no abdome e lateral do pescoço próximo do peito, separe e definitivamente não use para a reprodução. Marque os pais e caso os use novamente para a reprodução, observe atentamente a sua prole para verificar quem é que está transmitindo esse fator indesejado. Boa sorte!"

Fonte: Álvaro Blasina ( Juiz OBJO/FOB-OMJ/COM) - Revista CRAC 1998

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers