.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

12/03/11

Canário Pele Negra

"Triste historia porque para os geneticistas aficionados a canaricultura de cor, teria sido uma das principais mutações. Por que teria sido? E já não mais existem?

Atualmente existem exemplares de Pele Negras puros, porem não podem se reproduzir.
Um pouco de História

A mutação pele negra apareceu na Itália na década passada. Houve grande interesse entre os aficionados italianos, que a batizaram com este nome devido a cor negra de toda sua pele, incluindo a queratina do bico e das unhas. Acompanha a cor da sua pele uma forte carga eumelanica negra em sua plumagem. São dois então os detalhes desta mutação: oxidação máxima da pele e forte carga eumelanica.

Defesa da natureza diante da mutação

Toda mutação de um ancestral e recheada de uma forma ou de outra pelas leis da natureza. Existem mutações que necessitam de vários anos de selecção e constância antes de converter-se em mutações estáveis e outras que desaparecerão. A mutação pele negra e talvez a mais letal de todas elas. A natureza não a aceita, castigando-a da seguinte maneira: Morte embrionária.

A morte dentro do ovo e um fator de seletividade e, em caso de abrir o ovo, comprovaremos que se trata de pele negra puro, sobrevivendo os portadores: Não assimilação da vitamina A.

Uma percentagem de 10% sobrevivera a duras penas e contando com a ajuda do homem que fará a troca de ninhos.

Muda continua

0 pássaro chega a sobreviver, alimentar-se e chegar a muda, que continuará de forma interminável, o que evitara que estes exemplares, sejam machos ou fêmeas, entrem em cio. Em seu pais de origem, os peles negras já desapareceram. Na Espanha, criadores de negros marrons podem, as vezes, observar em alguma ninhada a presença deles.

Se não se podem reproduzir, como aparecem?

Quando apareceu a mutação, surgiram puros e portadores. Ainda que os puros tivessem sobrevivido em pequenas quantidades, o mesmo não ocorria com os irmãos portadores, que se salvavam todos, sendo portadores desta mutação, que é de caráter recessivo e, quando se acasalam dois portadores, podemos obter os puros.

Desde a aparição dos peles negras fui um incondicional criador, tendo sofrido a mesma decepção dos criadores italianos, que se viram forçados a desistir de sua fixação.

Três foram os casais desta mutação que comprei um dia, sem obter nenhum resultado, vendo-me forçado a seguir com os portadores. Por perseverança ou falta de resignação, continuei vários anos tentando reproduzir os peles negras aos trancos e barrancos, aproveitando um período curto de cio, mesmo que realizado fora de tempo e a adopção de outros truques para conseguir descendência. Tive a sorte de contar com um exemplar de pele negra nascido em meu aviário, de um casal consanguíneo e cujo caracter foi recessivo e tolerante. Atualmente e depois de muitos fracassos e numerosos cruzamentos, conseguimos fixar peles negras sem o fator letal, que poderíamos chamar de Peles Negras Tolerantes.

Assim se fixam as mutações, ou pelo menos tentam. E aqueles mais apaixonados pela genética dedicam- se a elas com muito entusiasmo, ainda que sempre a ultima palavra seja da mãe-natureza. "

(Pele negra aos seis dias de idade, em fase de declínio)
Fotografia: Autor Desconhecido

Fonte: Luis Bellver - Revista AVO Junho 2001

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers