.

.
A criar canários desde 1982 - STAM 666H
Criamos atualmente - Gloster Fancy, Arlequim Português, Lipocrómico Vermelho

Telm: 968 094 048
E-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com
Principais Títulos

Campeão Mundial

Arlequim Português

Campeão Nacional
Arlequim Português; Gloster Fancy e Isabel Vermelho Mosaico

Campeão Internacional COM - Atlântico
Campeão Internacional COM - Reggio Emilia

Arlequim Português

Campeão CCAP - Clube Canário Arlequim Português
Arlequim Português

Best in Show Monográfica Terras do Sado
Arlequim Português

Best in Show GCP - Gloster Clube Portugal
Gloster Fancy

14/11/10

Asas Cinzas

Fotografia: Autor Desconhecido

"Às vezes o bicho pega nos julgamentos dos ASAS-CINZAS. O zumzumzum surge quando alguns criadores ficam insatisfeitos quando seu exemplar com asas não tão despigmentado. Afinal é para serem despigmentados ou não?

Assim como as rêmiges e retrizes, o dorso destes exemplares também provoca algumas dúvidas.

Neste artigo, vou procurar dar uma ajuda aqueles que estão iniciando a criação desta cor realmente fascinante, mas que exige técnica apurada.

Mesmo sendo uma cor nova, os concursos organizados pela OBJO/FOB já nos permitem observar alguns exemplares de muito boa qualidade técnica, principalmente na cor AS CZ VM MS MC.

No entanto, ainda aparecem exemplares pouco definidos, mais ou menos, já que alguns criadores ainda não assimilaram corretamente o padrão exigido.

CARACTERÍSTICAS FENÓTIPICAS

1- Os asas cinzas de concurso
Esta é uma mutação que apresenta características típicas de concurso somente nos negros marrons oxidados, (verde, azul, azul dominante e cobre), pois apenas os pássaros com máxima eumelanina negra produzirão bons Asas Cinzas.
2- Qualidade, quantidade e distribuição das melaninas Efeito do fator- Esta é uma mutação que apresenta , a partir dos negros marrons oxidados pastéis, outra diluição, que afeta principalmente, a Eumelanina negra na região central da penas, produzindo neste local uma coloração cinza pérola.
Desenho - Escamado, o exemplar deverá possuir depósito de eumelanina negra nas extremidades (bordas) das penas, para obter contrastar com a coloração diluída do centro destas (a cor cinza pérola), formando assim as escamas melânicas dorsais.
Rêmiges e Retrizes- Forte despigmentação eumêlanica na parte média dessas penas, formando bandas largas com tonalidade cinza pérola, mantendo necessariamente suas extremidades pigmentadas.
Bico, Pés e Unhas: O mais negros possíveis
Cabeça: Cinza levemente escamada.
Peito: Cinza.
Subplumagem: Cinza.

Principal características:

Despigmentação melânicas nas Rêmiges e Retrizes formando uma banda de coloração seguido de escamação da eumelanina dorsal.

TRANSMISSÃO GENÉTICA

Geneticamente, é uma Mutação Sexo-Ligada recessiva e forma uma série Alelomórfica com o gen original que caracteriza a cor Negro Marron Oxidado Pastel e com o gen Asa-Cinza.

A série alelomórfica existe quando o mesmo gen sofre mais de uma mutação produzindo assim efeitos diferentes no fenótipo. O quadro abaixo representa esta série.

N.M.O. => N.M.O. PASTEL => ASAS CINZAS

A seqüência acima também indica a dominância entre cores sempre no sentido das setas, ou seja Negro Marrom Oxidado domina o Negro Marron Oxidado Pastel, e qualquer deles domina o Asas Cinza.

REPRODUÇÃO E O DEPÓSITO DE MELANINADOSN.M.O.

A produção de melaninas é feita por células especiais chamadas, Melanócitos. Estas através da enzima Tirosinase, transformam o aminoácido tirosina em melaninas produzindo assim os grânulos pigmentares. Posteriormente estes são distribuídos e depositados pigmentados a pele, as penas e partes córneas. Após terminarem sua função, estas células se auto extinguem.

O depósito de melanina nas penas, em qualquer pássaro, é feito durante todo o período de crescimento destas, iniciando-se com a produção e depósitos da feomelanina, e posteriormente o de Eumelanina. Entre todas as cores melânicas, a negro marron oxidados é aquela que possui maior quantidade eumelanina negra e na qual os melanócitos produzem e depositam uma grande quantidade eumelanina em toda a extenção da pena.

Já no fator pastel, ocorre uma maior produção dos grânulos pigmentados dentro dos melanócitos e estes excesso provoca uma explosão na membrana de várias destas células que morrem precocemente impedindo assim a realização da sua função normal na pigmentação das penas. Assim os pastéis tem menor depósito de eumelenina que o N.M.O. Sendo o Asa-Cinza um fator mais acentuado e mais forte que o fator pastel (embora não pareça), o que ocorre é uma superprodução dos grânulos melânicos, causando maior quantidade de explosões nos melanócitos provocando a morte precoce de grande quantidade desde, o que dificulta everamente o depósito de eumelanina.

Com isso os Asas-Cinzas se tornam mais quantidade reduzida de eumelanina negra, além de seus grânulos pigmentares serem menores que nos N.M.O, sendo portanto considerado um Negro marrom diluído, em virtude disso o aparecimento de exemplares asas-cinzas impossibilitado nesta cor já que este fator necessita da produção de grande quantidade de pigmento eumelânico para se manifestar.

-No asas-cinza ocorre uma superprodução de grânulos pigmentares provocando explosão dos melanócitos, o que dificulta o depósito de eumelanina negra.

Nos canários canelas e isabelinos os grânulos, negros e por isso não ocorrem as explosões daqueles melânicos, impedindo a existência dos Asas-Cinzas, oriundos desses exemplares.

-Nos exemplares asas-cinzas, ocorre um menor depósito de pigmentos eumelânicos, em virtude da morte precoce dos melanócitos, que não chegam a cumprir sua missão.
Entretanto, nesta evolução constante da canaricultura, estamos obtendo exemplares canelas, com pigmentação eumêlanica cada vez mais Oxidadas. É possível que esta ânsia nos leve a obter, por seleção grânulos pigmentares cada vez maiores e mais concentrados. Quando isto acontecer, talvez sejamos surpreendidos com exemplares asas-cinzas vindo dos canelas.

QUADRO SÍNTESE ENTRE A PRODUÇÃO E O DEPÓSITO DE EUMELANINA

Negro Marron Oxidado N.M.O. Pastel Asas-Cinzas

Produção normal de grânulos pigmentares Maior produção de grânulos pigmentares Duper produção de grânulos pigmentares
Comportamento normal Explosão de vários melanócitos Grande quantidade de explosões e melanócitos
Depósito normal de eumelanina negra
Depósito menor de eumelanina negra Depósito mínimo de eumelanina negra

A CRONOLOGIA DO DEPÓSITO DA EUMELANINA

Já falamos na produção e no depósito de melaninas, porém esta faltando um item muito importante para entendermos a existência do fator asas-cinzas, é o tempo de deposito em função do crescimento da pena. Você já deve ter observado que os vegetais de um modo geral, nascem e crescem como um edifício e aos poucos este vai soltando galhos (que são os andares do edifícios) até se tornar uma árvore (edifício completo). Nas penas ocorre o contrário, primeiro nasce o que será sua extremidade, sendo que ela irá crescendo na proporção em que as demais partes vão nascendo por baixo, promovendo sua elevação. Seria como se construíssemos um edifício pelo último andar e o fossemos levantando, construído cada andar abaixo dele. Nos exemplares Asas-Cinzas, ao inicio da formação da pena, que será extremidade, ocorre um depósito relativamente normal de melanina. A partir de um certo momento, quando os melanócitos estão supercarregados de grânulos pigmentares, estas células estouram em grandes números, provocando uma redução sensível no depósito de pigmentos clareando esta região da pena, formando com isto uma extremidade mais escura contrastando com a região central mais clara.

Observe os desenhos:

MELHORIA NA QUALIDADE MELANINA

Devemos utilizar casais com o mínimo possível feomelanina, pois esta não esta afetada pelo fator asas cinzas.

O depósito das melaninas nos filhotes pêlos melanócitos, segue sempre a mesma seqüência: primeiro existe liberação e depósito da feomelanina e, depois o da eumelanina. Se o exemplar possui feomelanina enquanto esta deposita na extremidade das penas, o depósito da eumelanina demora a acontecer e, até que isto ocorra, os melanócitos já explodiram depositando-se em menor escala já com a coloração cinza-pérola, ficando o exemplar com as extremidades das penas pouco enegrecidas. Assim o pássaro fica com o fenótipo prejudica do: ao invés de cinza-pérola com extremidades negras para apresentar coloração cinza-pérola com extremidade.

negras para apresentar coloração cinza-pérola com extremidades amarronzadas ou às vezes com aspecto de um borrão melânico cinza amarronzado indefinido.

Portanto, procure sempre trabalhar com pássaros isentos de feomelanina para facilitar o depósito de eumelanina negra nas extremidades das penas, o que melhorará sensivelmente a qualidade técnica dos seus filhotes.

devemos utilizar casais com o mínimo de feomelanina, pois esta não está afetada pelo fator asas-Cinzas, assegurando sua presença nos filhotes, o que é indesejável.

MACHOS E FÊMEAS

Devido a produção de hormônios diferentes entre os machos e as fêmeas, existe diferença fenótipica sexual entre eles, que não é tão evidente quanto nos mosaicos, por ser um dimorfismo sexual secundário. É importante ressaltar que a produção do hormônio feminino prejudica a formação de eumelanina e aumenta a produção de feomelanina, isto traz danos à escamação melânica dorsal e o fenótipo de fêmea fica quase sempre inferior ao do macho de uma mesma ninhada.

MAIS OU MENOS CORREÇÕES

No intuito de fazer com que as penas do dorso possuem cada vez mais as partes centrais das penas, na tonalidade cinza-pérola, começaram a aparecer exemplares que passaram do ponto ou seja têm diluição para mais. Assim, ao invés da escamação melânica, aparece no dorso um borrão melânico acinzentado indefinido. Este tipo é desvalorizado pela OBJO/FOB. O mesmo vem ocorrendo como a despigmentação das penas longas, onde as franjas cinza pérola aparecem, porém se estendem até muitíssimo próximo de suas extremidades, o que também é indesejável.

Por outro lado, os exemplares que possuem desenho dorsal estriado, próximo da marcação do N.M.O. Pastel, ou seja diluição para menos, também são desvalorizados, pois uma características fenótipica importante do exemplar é escamação dorsal. Estas três decisões foram ratificadas na última reunião técnica da OBJO/FOB.

Quando ocorrer excesso de diluição, tanto no dorso quanto nas penas longas, o aconselhável é que se faça um acasalamento de compensação procurando um parceiro (a) com diluição para menos, ou seja com marcação próxima a do N.M.O. pastel. Você terá, com isto a possibilidades de tirar filhotes mais próximo do Padrão."

Fonte: Eliane Seixas
Revista SANO 1998
Arquivo editado em 28/04/2005

Sem comentários:

Últimas dos Bloggers